quinta-feira, 10 de maio de 2012


As intenções deste blog são, a princípio, ingênuas, íntimas, imediatas e penetrantes. A ideia fundamental, ou seja o NiFe, é interagir em grupo, num coletivo por meio da ideia de tempo.
O primeiro passo de um ingênuo é calcar o pé na experiência do tempo de vida, ou seja na vida que cada um leva, na vida como ela é (Nelson Rodrigues).
Na sala de gravura, que poderíamos chamar de Sala do Tempo, tem um relógio preto com apenas um ponteiro vermelho girando em torno do seu núcleo, do seu NiFe, está encostado num espelho. Essa micro instalação é a própria concepção de tempo de um ingênuo, está sobre um armário lindo de madeira crua, nua e sem revestimentos. Nua e crua como a vida, a vida como ela é. É uma ideia que nasceu na "sala do tempo", a mãe do "sabadotempo". Pergunto: Se a sala é a mãe, quem é o pai? Sem encontrar respostas, prossigo na procela. Essa micro instalação é, ao mesmo tempo, um modo de refletir e refratar as ideias acerca da natureza do tempo. O relógio é refratário, não reflete nada e nem conta nada, apenas os segundos. Quando olhamos para ele não conseguimos agrupar os minutos e as horas. Portanto, é um relógio refratário, indiferente, que não se molesta ou ressente de ataques ou ações exteriores, não marca nada além dos segundos. O espelho reflete todos nós que estamos nos lançando nessa busca por ideias de tempo forjadas no NiFe de cada processo de criação que temos desenvolvido até aqui, neste instante, porque o próximo é desconhecido (Clarice Lispector). Nesse processo, pretendemos desenvolver "um vocabulário de conceitos e um corpo de princípios" (J. T. Fraser, o que introduz o livro O que é tempo?) que poderão permitir a todos nós um modo heterogêneo de percebermos o tempo.
Por hoje é só. Desculpe-me os erros e pontuações ortográficas.  

Um comentário:

  1. madeira crua e nua, como nós no mundo, em pouco tempo, hoje em dia parece que todos não estão mais nus, todos maquiados para o viver.
    "o proximo é desconhecido" estamos nos lançando nesse proximom, nesses segundos que antecendem o desconhecido
    o pai é o claudio!!

    ResponderExcluir